Programa Água Justa da Caern realiza ações de melhoria do abastecimento em Martins

Abastecer com mais qualidade e eficiência a população de Martins, que está em uma área a 750 metros de altitude. Esse foi o desafio passado para a equipe do Programa Água Justa, da Caern, que vem atuando no município desde abril e já obteve resultados positivos, como a diminuição do tempo de desabastecimento da cidade. O trabalho alcançou resultados com o aumento na pressão na rede melhorando a chegada de água em locais como Carranca, Jacú e Lagoa Nova.

A Caern capta água na barragem de Santa Cruz, bombeando-a por três Estações Elevatórias de Água (EEA) ao longo de uma adutora até a cidade de Lucrécia, para subir a serra com ajuda de mais três Estações, até chegar ao seu destino. Com as primeiras ações do Água Justa, houve a diminuição do tempo de desabastecimento da cidade, o aumento da pressão da água na rede em 61%, com redução no tempo de normalização em até 97%.

“Quando o sistema de Martins parava, eram necessários até 10 dias para que o ciclo de normalização no envio de água ocorresse. Com as ações do Água Justa, a maior parte da cidade está abastecida com água 24 horas por dia, com eventuais interrupções com tempo de reestabelecimento de, no máximo, 48 horas. E as ações continuam ocorrendo para melhorar ainda mais este prazo”, ressalta o chefe do Núcleo de Automação , Instrumentação e Apoio às Perdas na Regional Alto Oeste Kleber Lima. O Água Justa é projeto da Gerência de Perdas e Automação da Companhia e é desenvolvida com apoio da Prefeitura de Martins e equipe da regional Alto Oeste da Caern.

Para a moradora da rua Bela Amizade, no bairro Lagoa Nova, a dona de casa Maria Euliria Neta de Carvalho, a realidade do abastecimento mudou. Segundo ela, a irregularidade no abastecimento era constante. “Quero parabenizar a Caern por este trabalho no nosso bairro. Sabendo que água é vida, e ninguém sobrevive sem água. É só alegria ver a água chegando na nossa torneira”, ressalta Neta.

O trabalho começou em abril deste ano com medições de vazão e pressão, parâmetros fundamentais para o diagnóstico do sistema. Um total de 21 ações foram realizadas nestes três meses, em diversas regiões do município. Entre estas ações estão: instalação de válvulas redutoras de pressão (VRPs), instalação de válvulas de retenção, colocar tampa (capeamento) em rede em alguns setores, instalação de inversor de frequência (equipamento que regula as vazões e pressões, com ajustes feitos de forma automática por um sistema eletrônico que “pensa” e toma decisões), contribuindo para a regularidade no abastecimento.

Além disso, também estão sendo instalados macromedidores de vazão nas elevatórias, para informar o volume produzido e ajudar na identificação de desvios de água. As melhorias no abastecimento são reflexo do volume de água que chega ao reservatório da cidade, que passou a trabalhar mais cheio, melhorando a pressão na rede e facilitando o abastecimento. Tudo isso em conjunto com ações comerciais como a instalação e substituição de cerca de 400 novos hidrômetros nos imóveis da cidade, além de ações de fiscalização para combater fraudes e desvios de água.

Os trabalhos continuam, com o andamento do levantamento e mapeamento dos percursos da água na distribuição, visando a criação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs). Dessa forma, será possível rastrear e identificar as dificuldades operacionais e concentrar ações com foco nas melhorias do sistema de abastecimento da cidade.