Oeste Potiguar: Caern recolhe meia tonelada de tampinha de plástico

Empregado Isaias ribeiro recolhe tampinhas voluntariamente

Natureza, a gente vive todo dia — e o respeito por ela precisa ser um compromisso de todos. A destinação correta de recicláveis já faz parte da rotina dos empregados da Caern, que têm se esforçado para contribuir com campanhas de destinação correta desses materiais. Em Messias Targino, o escritório local contribuiu com recolhimento de 90 quilos de tampinhas. O material será doado à Associação dos Portadores de Deficiência de Apodi (APDA). Com essa entrega, a Caern já acumula 557 quilos de tampinhas arrecadadas.

A Regional Oeste da Companhia segue fortalecendo suas ações ambientais com o recebimento de materiais que evitam o descarte incorreto. Coletores de tampinhas plásticas, óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos estão disponíveis para descarte pela população na sede da Caern no Bom Jardim, em Mossoró.

O chefe do escritório de Messias Targino Isaías Ribeiro e o empregado Edmundo Fernandes têm contribuído na arrecadação de tampinhas. “Quando vou para eventos, ou até durante o trabalho, encontro tampinhas e vou guardando. Quando vejo, a porta do carro já está cheia”, conta Isaías Ribeiro. Ele recolhe as tampinhas em eventos, procissões e até no caminho de casa para o trabalho. “Tenho, em primeiro lugar, muita ajuda da minha família e dos amigos”, completa.

Uma escola da zona rural chegou a procurar Isaias para desenvolver um trabalho pedagógico que envolvia tampinhas plásticas separadas por cores. Além disso, ele ajuda a divulgar o projeto, já que, movidas pela curiosidade, muitas pessoas o abordam para entender o motivo do seu empenho. Assim, Isaías aproveita cada conversa para multiplicar a conscientização ambiental. Os empregados da Região Oeste, nas diversas cidades, contribuem e fortalecem os projetos ambientais

BALANÇO

As ações ambientais no Oeste têm apresentado resultados expressivos. Desde o início do projeto, foram arrecadados 557 quilos de tampinhas plásticas, 565 litros de óleo de cozinha usado e 1.525 quilos de eletroeletrônicos para a campanha RN + Limpo.

O projeto interno de coleta de recicláveis, realizado pelos empregados na sede do Bom Jardim, também registra resultados significativos: 8,6 toneladas de material reciclável já foram doadas à Associação de Catadores de Mossoró (ASCAMAREM).

De acordo com o gerente da Regional Oeste, Herbert de Sousa, a pauta ambiental deve fazer parte, cada vez mais, do cotidiano das pessoas. “A pauta ambiental não é algo distante de nossas vidas. Cada dia mais precisamos assumir o compromisso com o nosso planeta”, destaca.

Os coletores disponibilizados pela Caern mostram que atitudes simples, quando somadas, geram grandes resultados. As tampinhas arrecadadas ajudam a comprar cadeiras de rodas para a Associação dos Deficientes de Apodi (APDA).

O óleo de cozinha usado é transformado em renda para o Albergue de Mossoró (Albem), instituição que acolhe familiares de pacientes internados em hospitais públicos da cidade. A Caern participa da Campanha Óleo do Bem desde o início, com ponto de coleta permanente, e os eletroeletrônicos recolhidos são destinados à Natal Reciclagem, que realiza o descarte ambientalmente correto de celulares, carregadores e eletrodomésticos.

DEIXARAM DE POLUIR O MEIO AMBIENTE

• 1.525 quilos de eletroeletrônicos encaminhados à Campanha RN + Limpo

• 557 quilos de tampinhas entregues ao Projeto Tampinha da Inclusão (APDA)

• 565 litros de óleo de cozinha doados à Campanha Óleo do Bem (Albergue de Mossoró)

• 8,6 toneladas de materiais recicláveis doadas à ASCAMAREM, com participação dos empregados da Caern em Mossoró