Limpeza da caixa d’água: prevenção que não custa caro e garante potabilidade ao produto distribuído

Garantir água de qualidade para o consumo humano é uma tarefa que não termina nas estações de tratamento. Embora a Caern assegure que a água chegue potável até a entrada dos imóveis, a conservação deste aspecto do líquido dentro das residências depende da limpeza e manutenção adequadas das caixas d’água. Não é preciso ter produtos caros para esse cuidado, os necessários são de aquisição acessível.

Negligenciar a higienização das caixas d’água pode comprometer a saúde, pois a água contaminada pode servir como vetor para microrganismos nocivos, não apenas durante a ingestão, mas também para cozinhar ou higiene pessoal. A água distribuída pela Companhia chega aos lares dentro dos padrões exigidos pela legislação. Mas a conservação dessa qualidade no momento do uso é uma responsabilidade compartilhada.

Ao manter sua caixa d’água limpa e bem vedada, o cidadão contribui diretamente para que todo o trabalho feito até a entrada do imóvel não seja comprometido. É como uma parceria: enquanto a Caern cuida da água até chegar às residências e cabe a cada pessoa assegurar que ela continue segura e adequada ao consumo dentro de casa.

Gerente de Qualidade da Água e Meio Ambiente da Caern, Canindé Moraes, aponta que o consumo de água contaminada pode causar doenças como diarreia, gastroenterite, hepatite A, febre tifoide, cólera e leptospirose, além de favorecer a proliferação de mosquitos transmissores.

Diante dos riscos, a melhor forma de prevenção é manter a caixa d’água sempre limpa, a cada seis meses, cuidado que não exige grandes gastos: pode ser feito pelo próprio morador, com materiais simples e existentes em casa como água sanitária, esponjas e baldes. O investimento na prevenção é pequeno, mas o impacto positivo na saúde da família é significativo.

DICAS PARA REALIZAR O PROCEDIMENTO

Uma limpeza bem feita pode levar de 2 a 3 horas, dependendo do tamanho do reservatório ou do nível de sujeira. Para facilitar, confira o passo a passo:

1. Feche o registro de entrada de água e esvazie a caixa, deixando só um pouco de água no fundo.
2. Tampe a saída da caixa com um pano ou uma sacola para evitar que a sujeira desça pelos canos.
3. Esfregue bem as paredes e o fundo usando pano limpo, bucha ou escova comum (sem usar sabão ou detergente).
4. Retire toda a sujeira com balde ou pano e deixe a caixa bem limpa e seca.
5. Encha a caixa novamente e coloque 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.
6. Abra torneiras e descargas para essa água com cloro passar pelos canos e deixe agir por 2 horas.
7. Depois, esvazie a caixa mais uma vez e aproveite essa água para lavar quintal ou calçada.
8. Por fim, encha novamente e mantenha a caixa sempre bem tampada.