Fiscalização da Caern recupera em Caicó volume de água suficiente para atender Timbaúba dos Batistas por um dia

Terrenos em loteamentos devem ter autorização da Caern para utilizar a rede de água. Neste final de semana, equipe de colaboradores identificou no bairro Serrote Branco em Caicó, uma perda equivalente a 340 mil litros de água, que estavam sendo utilizados de forma clandestina. O volume recuperado é suficiente para abastecer por um dia toda a população de Timbaúba dos Batistas. A Caern realiza periodicamente ações de fiscalização e o objetivo é diminuir perdas de água e identificar uso irregular do sistema que traz prejuízo para toda a população.

Nesta ação foram aplicados um total de R$ 64 mil reais em multa, nos 17 lotes, que estavam em situação irregular.

Os proprietários dos lotes em que foram encontradas ligações irregulares devem procurar a Caern para fazer a regularização. O serviço pode ser solicitado presencialmente no escritório e no guichê da Caern na Central do Cidadão em Caicó. E também pelo site agencia.caern.com.br. De acordo como chefe do escritório de Caicó, Everton de Lima, é fundamental que as pessoas estejam regularizadas para evitar o pagamento de multas pela infração. As equipes do Escritório de Caicó vão continuar com o trabalho de fiscalização periodicamente na cidade.

BAIXO VOLUME DE MANANCIAIS
O Seridó potiguar não teve boa recarga em seus mananciais em 2025, o que reforça a importância de combate à perda de água e uso consciente por parte da população. A orientação é que os clientes denunciem situações irregulares no site agencia.caern.com.br teleatendimento 115, whatsapp 98118-8400 e aplicativo Caern Mobile. É da rotina da Companhia realizar fiscalizações nas diversas regiões do Estado. E é válida também a orientação de uso consciente da água e de denúncia de desperdício nos canais da Caern.

Em Caicó, aproxima-se a Festa de Santana, época em que a cidade recebe grande número de visitantes e a Caern prepara-se para garantir o abastecimento de todos que participam do evento, que atrai grande quantidade de turistas para a cidade. Na semana passada, foi solicitado o aumento da vazão saindo do açude Coremas na Paraíba, para garantir o envio de água para cidades como Jardim de Piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Caicó. A Caern identificou que a captação no rio Piranhas, local que envia água para estas cidades, tem se mantido com volume baixo, sendo necessária abertura em Coremas para ter volume suficiente para atendimento das cidades seridoenses.