Comprou ou alugou um imóvel? Veja o passo a passo para alterar o nome na conta de água da Caern

Victor Paulino – ACS Caern

Ao se mudar para uma nova residência, seja comprada ou alugada, um passo importante é transferir a titularidade da conta de água. Essa medida simples serve para evitar cobranças indevidas e garantir que a responsabilidade sobre o consumo esteja em nome do morador atual.

Para facilitar, a solicitação pode ser feita de maneira prática através da agência virtual no site da Companhia (agencia.caern.com.br), na opção “transferência de responsabilidade”; pelo aplicativo Caern Mobile, na aba de “serviços”; ou por meio do WhatsApp da empresa estadual (84 8118-8400).

Gerente comercial da Caern, Diego Andrade de Freitas, explica a documentação necessária para efetivar a transferência: “Basicamente, o novo responsável precisa apresentar documentos legalmente válidos que atestem a propriedade ou a posse do imóvel, além de seus documentos pessoais e o número de matrícula da Caern”, esclarece.

Para proprietários, por exemplo, são aceitos o carnê do IPTU, a escritura pública ou o contrato de compra e venda. Já para inquilinos, é necessário apresentar o contrato de locação válido.

A efetivação da mudança é rápida. No atendimento presencial, a transferência ocorre de forma imediata. Já nos canais on-line, o prazo é de até 72 horas, com a vantagem de poder acompanhar o status da solicitação em tempo real. Geralmente, o processo é concluído antes do prazo máximo.

Há mais uma coisa importante a ser lembrada. Em caso de débito, a responsabilidade é de quem está cadastrado no imóvel reforçando assim a necessidade de transferência.